Omnichannel é uma estratégia de venda que vem crescendo junto com o avanço da tecnologia. As empresas tem aderido a essa nova onda por um motivo bem simples: os consumidores estão preferindo, cada dia mais, realizar compras em diversos canais.

Essa estratégia surgiu para agregar valor para as empresas e conquistar os clientes. Por muito tempo as vendas aconteciam somente pela loja física, o que não é regra nos dias de hoje. Segundo um levantamento da NZN Intelligence, cerca de 210 milhões de pessoas preferem realizar compras on-line do que off-line.

E o que o Omnichannel tem haver com a tecnologia? Absolutamente tudo. Afinal, para aliar e integrar diversos canais de venda, é preciso o trabalho de um profissional qualificado na área. Mas para saber ainda mais continue lendo o conteúdo e descubra tudo o que precisa saber.

O que é Omnichannel?

Essa estratégia de venda tem crescido e sido muito popularizada entre as empresas. Muitos consumidores utilizam a empresa física para apenas retirar o produto ou para provar, e finalizam a compra pelo site ou plataforma on-line.

Já que os consumidores estão nesse formato de compra, por que as empresas também não relacionam os formatos de vendas?

Essa estratégia é pensada na qualidade da experiência do cliente, assim, ao efetivar a compra terá sensação da melhor escolha. Mesmo que a compra tenha sido em qualquer plataforma.

A necessidade dessa estratégia, de aliar todos os canais de venda, surgiu nos EUA por volta de 2011. As empresas sentiram que precisavam relacionar os meios de forma que pudessem acompanhar o ciclo de compra do cliente.

Para saber como implantar essa estratégia na sua empresa, clique aqui!

Diferença entre os conceitos

Com tantos termos para falar sobre vários canais de venda, é importante separá-los, certo? Sim, as estratégias tem relação uma com a outra, mas os detalhes são fundamentais para manter clara as ideias.

  • Multicanal: É mais encontrada em empresas de pequeno e médio porte. Nesse conceito existe a venda em canais diferentes, mas eles não têm relação, são independentes e, por isso, podem concorrer um com o outro. Quem vende em uma plataforma não tem conhecimento da outra;
  • Crosschannel: Nessa opção de estratégia a venda é realizada de forma cruzada, com uma relação entre todos os canais. Um grande exemplo é realizar a compra on-line, mas retirar o produto na loja, assim os canais trabalham em conjunto.
  • Omnichannel: Esta estratégia não é apenas uma relação entre os canais. É planejado para que quando o cliente chegar até a loja física, o vendedor já sabe como guiar a jornada de compra. 

Por que essa estratégia é importante para sua empresa?

Pense em uma empresa que vende apenas na loja física, ela pode estar perdendo várias oportunidades e o contrário também é válido. Se a empresa utiliza a estratégia baseada na retirada do produto ou no final da venda em um canal diferente do que o que motivou o inicio, é porque já sentiu a necessidade de expandir.

Mas a gente sabe que um dos motivos que o cliente compra em uma empresa é pelo atendimento de qualidade e personalizado. Com a estratégia omnichannel a empresa consegue proporcionar isso. Sem contar que atender bem pode tornar sua empresa uma referência no mercado em relação as outras e auxiliar no crescimento dela.

O Ominichannel traz também outro ponto importante para a empresa, o desenvolvimento ou crescimento da infraestrutura do sistema. Afinal é preciso que haja relação entre os canais de venda.

Relação entre Omnichannel e TI

Você já conheceu todos os conceitos e porque o Omnichannel é tão importante para a empresas, mas ainda não falamos sobre a relação dessa estratégia com o TI.

Bom, para começar, um motivo bem simples, o profissional de TI é quem pode oferecer um conhecimento técnico sobre o que fazer e o que não fazer. Além é claro, de ser o responsável por apresentar alternativas e colocá-las em funcionamento.

O segundo ponto de relação é que o TI é responsável pela infraestrutura e a gestão dela, ele cuida das operações e deve trabalhar em prol da melhoria do sistema.

A implementação do omnichannel precisa ter uma infraestrutura adequada e que suporte os acessos e o profissional de TI tem conhecimento específico suficiente para realizar planejamentos e estratégias que irão auxiliar a organização.

Benefícios de aderir a essa estratégia

Elencando alguns benefícios específicos da estratégia, é possível entender com clareza que o cliente e a experiência dele são pontos extremamente importantes para que a estratégia seja efetiva.

  • Retenção de cliente: Como já comentado, quando bem atendido, o cliente se sente importante e por isso, passa a não substituir a organização;
  • Centralização das informações: O atendimento personalizado é possível por conta da centralização das informações de cada cliente. Ter tudo em um único lugar facilita as vendas;
  • Utilização dos dados: Os dados dos clientes ficam armazenados e assim, a empresa consegue traçar melhores estratégias de venda.

Para saber mais sobre o relacionamento com o cliente, assista esse vídeo!

Prepare a empresa para a mudança

Os benefícios dessa estratégia de venda são importantes para a empresa, afinal qual organização não quer conquistar novos clientes e fidelizar os que já compram, independente do canal?

Por isso, uma equipe bem preparada e que entende as vantagens de um bom atendimento e da melhoria dos processos da empresa, pode auxiliar no crescimento dela.

É preciso planejar, alinhar as estratégias com os profissionais de TI, melhorar ou entender a infraestrutura da sua empresa e buscar sempre caminhos que agreguem valor.

×